Coaching : O que é esse processo?

Se você está pensando em se tornar um profissional de coaching, você provavelmente quer saber exatamente o que os coaches fazem.

O que um coach entrega aos seus clientes e como é a vida no dia a dia? Life Coaches trabalham com seus clientes para ajudá-los a alcançar objetivos, superar obstáculos e fazer mudanças ou melhorias em suas vidas.

Um coach trabalha com o cliente, como parceiro, sabendo que o próprio cliente tem as respostas para criar as mudanças que procura. O cliente pode ser um indivíduo ou um grupo e o tema pode variar desde o equilíbrio da vida até a reestruturação de uma empresa multinacional consolidada.

O que é feito no coaching?

Um profissional de coaching é quase como um escultor que pode olhar para você e ver o potencial para você conseguir tudo o que você deseja. Através de estratégias e habilidades específicas, o coach ajuda você a se definir e criar a vida que você imagina.

Os coaches ajudam você a se concentrar, dar orientação, desafiá-lo, apoiá-lo, motivá-lo e comemorar com você. O coaching ajuda você a criar um plano, detalhar etapas de ação e ganhar responsabilidade pelo acompanhamento. O processo usa habilidades que incluem observar, ouvir profundamente, fazer perguntas capacitadoras, desafiadoras e motivadoras.

Os coaches não aconselham ou analisam o passado. Coaching de vida é baseado no princípio de que o cliente tem a capacidade  nele mesmo para determinar e atingir seus objetivos. Tudo é baseado no presente e no que você quer alcançar.

Quem pode fazer coaching?

Para cada tipo de necessidade, existem muitos tipos diferentes de coaching. Alguns exemplos:

  • Life Coach, para desenvolvimento e crescimento pessoal,
  • Business Coach, para desenvolvimento e aceleração profissional,
  • Health Coach, focado em qualidade de vida e saúde,
  • Life Balance Coach,  interessado no desenvolvimento de técnicas de equilíbrio da vida pessoal e profissional,
  • Executive Coach, desenvolvendo um trabalho de liderança e gestão para executivos.

Os profissionais de coaching trabalham com todos os tipos de clientes de pessoas que querem levar a vida ao próximo nível e também para as pessoas que estão presas e precisam de um empurrão na direção certa.

Então, como isso acontece? Onde e como os profissionais de coaching se encontram com os clientes?

Os coaches se reúnem com os clientes de maneiras diferentes, dependendo de sua localização e do tipo de cliente que estão cumprindo.

É possível fazer coaching remoto? 

Grande parte do coaching individual pode acontecer remotamente, sem dar peso para a distância entre os envolvidos. Coaching por telefone tem muitos benefícios e tem se mostrado eficaz por profissionais há décadas nos Estados Unidos, por exemplo.

O coaching  remoto permite que os coaches trabalhem com clientes em qualquer local do mundo, contanto que os fusos horários sejam gerenciáveis pelo coach e pelo cliente.

O benefício para os clientes é que eles podem encontrar um profisisional de coaching que corresponda às suas necessidades e interesses específicos, sem sentir que o seu facilitador tem que viver dentro da mesma cidade.

O tempo e o dinheiro economizados em viagens também são um benefício tanto para o coach quanto para o cliente. Geralmente, uma sessão remota dura de 45 a 90 minutos, dependendo do profissional. Com a variedade atual de opções de aplicativos de comunicação e videoconferência, ele fornece as mesmas conveniências de um encontro presencial, mas com o benefício adicional de não perder tempo no trânsito, por exmplo, antes e depois da sessão.

Essa também é uma ferramenta útil para ser uma opção para os casos em que seu processo de coaching é feito face a face, mas o cliente ou o coach está viajando e precisa fazer a sessão de um local remoto.

Coaching presencial é o método mais comum?

Em muitos casos, os coaches se encontram com seus clientes frente a frente. Isso pode ser baseado na preferência do coach ou do cliente ou no tipo de coaching que está sendo entregue.

Por exemplo, coaching executivo é muitas vezes entregue no local de trabalho do cliente. Isso nem sempre é o caso, mas na maioria das vezes, o trabalho realizado para as empresas é feito assim.

Algumas pessoas preferem apenas uma reunião presencial fazem os próximos encontros via aplicativo. O que é uma boa maneira de ajudar os clientes a superar essa barreira do remoto, caso vocês estejam na mesma cidade, mas precisam otimizar o tempo, é oferecer sua primeira sessão face a face e as seguintes sessões por telefone.

O coaching em grupo normalmente é feito presencialmente com base na natureza das sessões e tópicos, mas mesmo o coaching em grupo pode ser realizado por videoconferência.

A rotina do profissional de coaching

Como qualquer negócio, um dia na vida do empreendedor pode variar muito. E o dia a dia de um coach será diferente de acordo com os tipos de serviços que eles oferecem.

A rotina varia com o que você tem de demanda e planejamento. Podem ser muitos encontros, muitos momentos de prospecção comercial ou muitos feedbacks. Tudo depende do que está sendo oferecido e para quem.

Esse é um dos muitos benefícios de ser um profissional de coaching. Você começa a criar o dia que funciona melhor para você.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *