Como ter foco e aumentar a produtividade no trabalho

Se as distrações do dia a doa parecem ser um problema no seu trabalho, é melhor você trabalhar melhor as duas oportunidades de pensar como ter foco. O foco nos ajuda a manter nossos olhos no objetivo e é um passo importante para a clareza, eficiência e concentração.

Um dos maiores contribuintes para a produtividade é a capacidade de se concentrar. A capacidade de diminuir nossa atenção em alguma coisa ruim e colocar a energia em algo que gera resultados

Pode ser aquele colega de trabalho falador, as redes sociais ou o novo sucesso da Netflix, temos mais competidores por nossa atenção do que nunca! Estamos tão ocupados sendo multitarefas  que acabamosenfretando sobrecargas na rotina.

Para a maioria de nós, dedicar nossa atenção a algo se tornou um desafio diário.

Aqui vão algumas ideias para que você pode usar  para melhorar seu foco, aumentando a consciência de seus atos e para ser mais produtivo com seu próprio tempo.

Preste atenção nos seus hábitos

Se você puder aumentar seu autoconhecimento e perceber melhor o que você faz e as consequências de momento a momento durante o dia, você será distraído com menos frequência. Assim você terá uma chance muito maior de retornar ao seu foco mais rápido.

Reserve um momento para rever as coisas que mais o distraem ao longo do dia.

Redes sociais, televisão, colegas de trabalho ou familiares, comida, compras, email, telefone… Talvez você esteja perdendo o controle do que você está fazendo, porque está tentando fazer coisas demais ao mesmo tempo, organizando sua mesa ou sua própria mente .

A única coisa que todas essas distrações têm em comum é que elas são uma distração das nossas prioridades. Cada vez que percebemos que nos distraímos e nos afastamos das obrigações , fazemos um esforço para parar e nos trazer de volta.

Para acalmar essas distrações, primeiro precisamos estar atentos ao que mais facilmente captura nossa atenção.

Seu exercício de hoje é simplesmente observar quando você está distraído. Você não precisa fazer nada sobre isso ainda. Apenas tente prestar atenção e perceber.

Priorize as tarefas para ter foco

As distrações estão em toda parte e prejudicam os níveis de produtividade. Pense desta maneira: quando você se permite ser distraído, você está dando atenção indevida a que são de pouca importância.

Portanto, um dos melhores jeitos para começar ao fazer esforços para fortalecer seu foco é estar atento às suas prioridades.

Todas as manhãs, quando você começa o dia ou se senta para trabalhar, uma das suas primeiras tarefas deve ser esclarecer o que você quer focar.

Comece criando e depois revendo as tarefas em sua lista de tarefas. Se você tiver uma lista com dez, selecione uma única prioridade nessa lista. Mesmo se houver várias tarefas de igual importância, basta selecionar uma.

Depois de ter essa única prioridade em mente, comece a trabalhar. Ponha de lado todo o resto da sua lista, limpe todas as distrações, silencie o seu telefone (modo avião ajuda muito!) e concentre-se nessa prioridade.

Quando suas prioridades são claras, há menos chance de sermos desviados delas.

Evite as distrações digitais e seja mais produtivo

Na era digital, temos mais competidores pela nossa atenção do que nunca. Enquanto a Internet produz benefícios ilimitados, a  revolução digital também tem consequências ruins.

Uma delas é que as tecnologias que usamos todos os dias são extremamente viciantes. Seja o Facebook, a caixa de entrada do seu email ou uma chamada para uma notícia, são constantes as distrações disputando nossa atenção.

Basta pensar em como é fácil se perder em uma simples pesquisa no Google. Milhões de resultados surgem em nosso navegador, nossa curiosidade tira o melhor de nós e acabamos lendo sobre um tópico completamente diferente. Nós nos perdemos em blogs irrelevantes e vídeos não relacionados do YouTube.

Largamos tudo para nos manter atualizados nas mídias sociais , respondendo às postagens, enviando fotos e permanecendo conectados.

E mesmo que todas essas distrações nos afastem do que deveríamos estar fazendo, continuamos clicando repetidas vezes. E seguimos sendo escravos dos nossos smartphones.

Faça um detox digital

As distrações surgem frequentemente e, para  manter o foco nas prioridades, a chave é estar atento às distrações sempre que elas surgem, entendendo sua atração e depois voltando ao nosso foco.

Isto é mais fácil dizer do que fazer, claro, e requer prática. Como as distrações digitais podem ser especialmente complicadas, além de trabalhar com consciência, há medidas práticas que você pode adotar para resistir à tentação.

Aqui estão algumas sugestões:

  • Defina horários predefinidos para verificar o e-mail, talvez uma vez pela manhã, à tarde e à noite. O resto do tempo quando você está trabalhando, faça isso com seu e-mail fechado.
  • Sempre que possível, desconecte-se! Use ferramentas e plugins de navegador para desabilitar sua conexão com a Internet e bloquear sites específicos. Se você estiver escrevendo, pode usar editores de texto sem distração para mantê-lo offline.
  • Trabalhe em blocos de uma hora. Defina um temporizador por uma hora ou mais e comprometa-se com o fato de que durante esse tempo não há como se desviar dessa tarefa. Resista ao impulso de ser arrastado por outras coisas.

Observe sua mente. Sempre que algo desviar, observe a atração da distração e retorne à sua tarefa. Trabalhar dessa maneira permitirá que seu foco se fortaleça

Como ter foco? Faça uma coisa de cada vez

Um dos desafios que enfrentamos na vida moderna é a sobrecarga de informações. Costumava haver uma suposição de que poderíamos prestar atenção a cinco a nove coisas de cada vez. Mas, ao longo dos anos, os neurocientistas aprenderam que podemos apenas fazer malabarismos sobre três coisas em um mesmo momento.

Qualquer coisa além disso leva a superestimulação e perda de concentração, então não é de admirar que tenhamos problemas em nos concentrar. Nossas mentes não foram criadas para operar da maneira como estamos forçando.

Cabe a nós ter em mente a quantidade de informações que estamos processando.

Isso tudo acaba nos tornando incapazes de nos concentrar porque coloca o nosso cérebro num estado de fadiga de decisão. É quando as decisões triviais tornam-se tão difíceis de fazer quanto as mais complexas.

Essa sobrecarga também pode afetar nossa saúde. Pode levar a estresse e insônia. Mas muitas vezes não abordamos nossa experiência de sobrecarga por dois motivos. Em primeiro lugar, a informação absorvida é boa e a quantidade pequena de dopamina que recebemos é viciante.

Em segundo lugar, muitos de nós trabalhamos em ocupações em que estar online, responder a textos e e-mails e estar em redes sociais é uma exigência. Não é tão simples quanto dizer não e desconectar.

Mudar nosso foco entre os pontos de atenção desacelera nossos processos criativos e de comunicação. É menos eficiente para nós estarmos constantemente parando e iniciando, mudando nosso foco e quebrando nosso fluxo. Também nos torna mais propensos a erros.

Assim, sempre que possível, queremos estar atentos à sobrecarga de informações, concentrando-nos em uma coisa por vez na vida cotidiana. Fazer isso deixará muito mais espaço em nossas mentes para nos concentrarmos.

Pratique bem a sua atenção

Estar ciente da tarefa ou atividade que você está focando e resistir à vontade de mudar para outra coisa. Você pode praticar isso com atividades que não exigem estar conectado. Coisas como ioga ou caminhadas. Cozinhando ou tocando um instrumento. Desligue o telefone e faça os tempos livres offline. Concentre-se em cada tarefa com atenção completa.

Quando estiver trabalhando, limpe todas as distrações que possam dificultar a concentração de sua atenção em apenas uma coisa.

Esteja atento às suas prioridades. Quando você está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, pergunte-se qual é a probabilidade de conseguir alcançar sua maior prioridade. E então, deixe de lado tudo o que não é isso.

Diminua a ansiedade no trabalho

Nossa obsessão com a produtividade dificulta que nos demos permissão para parar. Mas da mesma forma que não é possível ficar acordado o tempo todo, não podemos esperar que nossas mentes se concentrem o tempo todo. Eventualmente, nossa mente precisa recarregar.

É por isso que sempre queremos fazer pausas para desacelerar, desconectar e relaxar. [Isso pode significar ir passear, conversar ou praticar um hobby. Podemos usar sugestões do nosso corpo, como se sentir sobrecarregado, estressado e exausto como indicadores de que talvez seja hora de fazer uma pausa.

Ter tempo para respirar durante o dia é um ingrediente essencial para manter o foco, então aqui estão algumas maneiras de parar, desconectar e recarregar.

Trabalhe em intervalos da mesma forma que é comum durante o exercício. Por exemplo, você pode trabalhar por 45 minutos e depois fazer uma pausa de 10 minutos para alongar as pernas ou aquietar a mente. Quando você se oferece períodos de descanso, pode garantir períodos produtivos de foco.

À noite e nos finais de semana, gaste períodos mais longos para desconectar e recarregar completamente. Ir para uma caminhada ou fazer alguma ioga. Medite para limpar sua mente. Procure um hobby ou paixão e se concentre para que possa aproveitar melhor quando voltar ao trabalho. Sair para o fim de semana e ficar sem celular. Qando você se descontrair e criar equilíbrio em sua vida, sua capacidade de se concentrar irá fortalecer.

Ao tomar essas medidas para fortalecer seu foco, você notará que, com o tempo, sua produtividade aumenta naturalmente, assim como sua capacidade de levar mais eficiência e criatividade ao seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *