Desejando sucesso nessa nova etapa profissional? O que fazer nos primeiros dias

O esse desejo de sucesso não pode ser apenas uma mensagem de motivação. O ínicio de uma nova etapa profissional  estabelece a base para o tempo que você ocupará no cargo e, muitas vezes, estabelece o tom para os próximos anos.

As pessoas que estão começando em um novo emprego têm muito a ganhar começando com o pé direito, realizando as ações certas.

Aqui estão algumas dicas sobre como deixar sua marca em um novo emprego logo nos primeiros 30 dias.

Crie um plano para o seu sucesso nessa nova etapa profissional

Sente-se com seu chefe no primeiro dia de trabalho e estabeleça metas realistas e um cronograma. Esta é uma ferramenta essencial que lhe dará uma ideia clara do que é esperado do seu trabalho e no que focar. Sem isso, você estará sem direção e poderá rapidamente perder o rumo em uma nova empresa.

Tenha em mente que esses objetivos também serão usados para medir objetivamente seu progresso durante os primeiros meses.

Depois de definir seus objetivos com seu chefe, você deve começar a dar a ele um relatório de progresso regular. Esse feedback pode ser informal como um bate-papo. Mas esse momento é bem importante. Seu chefe precisa saber como você está se saindo.

Com um bom acompanhamento do seu progresso depois de um mês, é possível fazer certas suposições sobre a quantidade de esforço que você dedicou. E, se você não oferece retornos, isso pode ser feito de maneira errada e sem embasamento.

Além de destacar o progresso que você fez, implementar um plano e segui-lo de perto mostra que você é organizado e orientado a resultados. Faça isso com atenção.

Socialize com os colegas no seu novo trabalho

Quando você inicia um novo emprego, precisa aproveitar todas as oportunidade para conhecer seus colegas, seja um almoço informal, um happy hour após o expediente ou uma conversa no café. Dessa forma, você terá uma noção do ritmo e da cultura do escritório, suas regras e a dinâmica real do escritório.

Sim, conhecer seus novos colegas pode ser muito intimidante…  Eles estarão te medindo e julgando (e você faria o mesmo no lugar deles). Antes de ter um ataque de pânico, lembre-se de que seus novos colegas estão torcendo por você. Eles querem que você seja um bom membro para a equipe.

Eles querem que você seja uma parte fundamental de um ambiente de trabalho agradável.

Tente manter uma atitude positiva e extrovertida durante as interações do seu escritório no dia-a-dia. Para animar a conversa, converse sobre a vida deles.

Pergunte sobre o trabalho cotidiano de seus colegas, famílias, hobbies: ninguém pode resistir a uma oportunidade de falar sobre si mesmo e, fazendo perguntas, você se apresenta como alguém que é amistoso e interessado em conhecê-los.

Para os mais introvertidos entre nós, isso pode ser muito estressante, mas a idéia é forçar-se a sair da sua zona de conforto, pelo menos a curto prazo, até que seus novos colegas o conheçam um pouco mais.

Seja flexível e mantenha a mente aberta

Quando você começa um novo emprego, você terá que viver com a incerteza. Tudo será novo para você, então aproveite para conhecer os sistemas e processos internos que serão mais relevantes nos seus dias.

Você terá que demonstrar um alto grau de autonomia e não tenha medo de fazer perguntas. Não existem perguntas estúpidas nesse momento:  quanto mais você perguntar, mais fácil e rápido será para você se incluir naquele ambiente.

Além disso, evite criticar o modo de fazer as coisas de seus novos colegas: não julgue e tente entender como a empresa funciona.

Seus colegas ficarão mais receptivos a sugestões depois que você ganhar o respeito deles.

Mostre que você se importa 

A melhor maneira de ganhar o respeito de seus novos colegas é mostrar que você se importa com o seu trabalho e os objetivos da empresa.

Se a sua nova equipe está lutando para cumprir um prazo, por exemplo, pode não ser uma boa ideia ficar sem perguntar como você pode ajudar e se envolver nas demandas mais urgentes.

No seu primeiro mês, seu trabalho também deve ser impecável. Verifique tudo o que você entregar mais de uma vez. Os erros sempre acontecem, mas ao estabelecer padrões elevados desde o início, você terá uma ótima primeira impressão e informará seus colegas que podem confiar em você.

Invista no seu melhor comportamento na nova etapa profissional

Quando você começa um novo emprego, é sempre bom chegar sempre pontualmente e pronto para trabalhar. Esteja bem descansado e preparado para colocar em dia o seu bom trabalho.

Também é uma boa ideia ficar longe de confrontos e desentendimentos com seus colegas. Você quer ser inspirador e companheiro, não alguém negativo e que só quer reclamar desde o início.

Lembre-se de que você foi convidado para participar de uma equipe. Ser amigável e gentil torna mais fácil para eles aceitarem você.

Seja honesto (inclusive com você mesmo)

Só porque você está tendo seu melhor comportamento, isso não significa que você não pode ser você mesmo. Lembre-se de que parte de conhecer outras pessoas é deixá-las saber quem você é.

Não tenha medo de ser honesto, mesmo que isso o diferencie da multidão.

Também é importante ser honesto com você mesmo. Há uma grande diferença entre o estresse no trabalho e o sentimento de que você simplesmente não pertence a aquele ambiente na sua nova etapa profissional.

Se, depois de várias semanas, você estiver se perguntando o que está fazendo lá e desanimado para ir trabalhar de manhã, é bem provável que esse não seja o trabalho para você.

Desde o primeiro dia, você deve estar se perguntando se você e a empresa se encaixam. Seus objetivos de carreira estão alinhados com a empresa? Se você está se esforçando e isso não está funcionando para você, pode não ser o lugar certo para você.

Seja honesto consigo mesmo e fique confiante. Você encontrará o emprego certo em outro lugar. Desejar sucesso na nova etapa profissional precisa ser um exercício feito por todos os lados e você sempre pode ter novas oportunidades.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *