Dicas para encontrar emprego pela internet

Procurar emprego online pode ser um desafio. Sempre encontramos várias dicas para passar nos testes e entrevistas de emprego. Mas essa nem sempre é a etapa mais difícil. Na verdade, a luta começa mais cedo do que isso, quando os candidatos estão procurando emprego. Por isso fizemos esse conteúdo especial com dicas para usar a tecnologia a seu favor!

Você é uma daquelas pessoas que se candidatam a tantos empregos e tantos empregadores quanto possível, enviando seus currículos para vários destinatários e cruzando os dedos que qualquer um deles vai chamá-lo de volta para uma entrevista?

Esta abordagem dispersa ou geral pode funcionar para alguns, mas se você olhar de perto, você pode acabar perdendo seu tempo, e energia. Digamos, por exemplo, que você tenha se candidatado a várias posições abertas em uma única empresa, quando você não está qualificado para nenhuma delas. Essa abordagem de aplicar cegamente em qualquer lugar só vai cansá-lo e frustrá-lo ainda mais, especialmente quando nenhum deles dá retorno real.

Você precisa ter uma estratégia específica, e a melhor estratégia em uma busca de emprego é encontrar uma que esteja em sintonia com suas habilidades e qualificações.

Pelo menos, neste caso, você terá uma chance real de ser considerado para uma entrevista ao longo da jornada, ao invés de se candidatar a qualquer posição aleatória, desde que ela esteja aberta.

Aqui vão algumas boas dicas para encontrar um emprego online:

Procure emprego nos lugares certos

Você pode ter dedicado uma boa parte do seu tempo à procura de vagas de emprego, mas tem certeza de que está procurando nos lugares certos?

Você pode não ver, mas provavelmente está desperdiçando a maior parte do tempo, se não todo, procurando lugares onde nunca terá a esperança de encontrar uma única vaga de emprego.

Embora os anúncios de anúncios de emprego ainda sejam usados hoje em dia, mais e mais pessoas estão usando sites de empregos online e quadros de empregos na Internet para procurar oportunidades.

Existem os quadros de empregos tradicionais ou os sites de emprego online e também os quadros de empregos especializados, que são essencialmente quadros de trabalho especializados que atendem indústrias ou grupos específicos. .

Existem vários sites de carreira (aqui estão 40 e seus links!)   grandes e já estabelecidos hoje que fornecem esse serviço, tanto em áreas gerais quanto específicas e focadas em freelancers.

Ative sua rede de contatos ao procurar um emprego online

Os candidatos a emprego evitam o networking para a procura de emprego, principalmente devido à sensação de estarem usando outras pessoas. Neste contexto, eles estão usando outras pessoas para aprender mais sobre oportunidades de trabalho. O que eles não conseguem perceber é que a rede é uma relação de dar e receber, onde todos os membros da rede se beneficiam uns dos outros.

Networking é, acima de tudo, sobre o estabelecimento de relacionamentos e, através desses relacionamentos, os membros da rede podem se beneficiar mutuamente de idéias e conselhos compartilhados.

É muitas vezes referida como “fazer conexões”, e isso não seria errado, embora, reconhecidamente, tenha adquirido uma conotação negativa ultimamente. Quando feito corretamente, no entanto, a rede é uma das melhores ferramentas para se avançar na carreira.

As empresas que optam por não postar anúncios de emprego podem preferir que seus funcionários atuais participem ativamente na busca por novos funcionários. Para incentivar a participação dos funcionários, eles oferecerão incentivos e bônus para aqueles que puderem indicar um candidato que corresponda ao trabalho.

É por isso que é uma boa idéia incluir em sua rede funcionários das empresas para as quais você deseja participar. Uma vez que eles estejam cientes de uma vaga ou posição aberta em sua empresa, é provável que você seja um dos primeiros a saber disso.

Crie relacionamentos sólidos dentro e fora da internet

Muitas pessoas encontraram seus empregos por meio do boca-a-boca ou referências, e essas indicações são resultados de uma rede de sucesso. Se você jogar suas cartas corretamente e dedicar a quantidade certa de tempo e esforço, também poderá encontrar vagas de emprego na sua rede de contatos pessoal.

Nunca esqueça que a rede requer interação pessoal. Você tem que se expor e deixar claro que está disponível e procurando emprego. Se você permanecer na sua zona de conforto, nunca saindo de sua casa, então não espere encontrar vagas de emprego tão cedo.

Networking dá muito trabalho e as redes levam tempo para se tornarem sólidas ou estáveis. Você também precisa se certificar de que nutre essas relações, mesmo quando acha que não irá se beneficiar delas no futuro próximo ou imediato.

Fale com eles de tempos em tempos e sempre lembre de que você existe.

Pesquise bem o site das empresas em que quer trabalhar

Também é uma ótima idéia ir diretamente ao site de cada empresa e verificar suas páginas de carreira, empregos ou recursos humanos.

As empresas muitas vezes ignoram o método tradicional de postar anúncios de emprego em outros sites porque eles já têm seus próprios espaços para isso.

A melhor coisa sobre encontrar postagens de emprego no site da empresa é que os candidatos a emprego receberão muitas informações sobre o trabalho e a empresa, que os ajudará quando estiverem preparando seu currículo para adaptá-lo à empresa.

Use as redes sociais para encontrar um emprego online

As plataformas de mídia social cresceram nos últimos anos. Desenvolvidas principalmente para conectar pessoas através da Internet, elas agora servem a muitos usos e isso inclui ser um caminho para localizar postagens de emprego.

Muitas empresas agora incluem empregos e outras atividades relacionadas a recrutamento em suas contas de mídia social  e muitos candidatos a emprego estão fazendo o mesmo, realizando sua busca ativa por meio de suas próprias páginas de mídia social. Algumas das plataformas de mídia social mais utilizadas para as buscas são o LinkedIn e Facebook .

A rede social LinkedIn é exclusivamente dedicada a questões de desenvolvimento de carreira, e é por isso que este é um bom lugar para encontrar notícias sobre oportunidades de emprego.

Crie uma conta do LinkedIn hoje e mantenha-a atualizando seu perfil com suas habilidades, qualificações e informações de contato. Pense nisso como mais do que um currículo online, onde você também terá empregadores em potencial para encontrá-lo.

Acompanhe as empresas e faça sua parte

Hashtags também estão se tornando mais úteis em pesquisas de emprego. Algumas das hashtags mais populares que você pode utilizar em plataformas de mídia social que podem ajudá-lo a encontrar vagas de emprego são #contratando, #NowHiring, #Jobs, #JopOpening e #JobPosting, entre outros . Eles podem até ser específicos do setor, como #ITJobs, #Marketing e #Freelancer .

Mas isso não pára por aí. Só porque você seguiu todas as pessoas certas não significa que as oportunidades se apresentem imediatamente. Você também tem que estar ativo. Compartilhe conselhos, citações, notícias e outras informações que sejam relevantes para o setor em que você está ou para o setor em que você deseja estar.

Faça novos contatos e deixe que eles te conheçam melhor. Dessa forma, quando eles tiverem informações sobre vagas de emprego, você será um dos primeiros a chegar à sua mente. Eles podem até mesmo fazer mensagens para você sobre as vagas de emprego.

Avalie a sua estratégia!

Os candidatos a emprego acham que fizeram tudo o que podiam depois de terem submetido ou carregado os seus currículos nos quadros de emprego ou no site de carreiras e agora tudo o que têm a fazer é esperar que os empregadores encontrem os seus currículos e telefonem para eles. Certo?

Postar seu currículo não significa que os empregadores vão entrar em contato com você.  Misture seus métodos de busca de emprego. Publique seu currículo em fóruns de empregos online. Navegue pelos sites da empresa e envie seu currículo por e-mail. Continue trabalhando em rede com outras pessoas importantes no setor ao qual você deseja pertencer.

Só entendendo bem como você pode se anunciar bem (invista em marketing pessoal, não se esqueça disso!), você vai encontrar seu emprego dos sonhos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *