Quer empreender? 6 passos para criar o seu negócio

Empreendedorismo é um termo amplo e você pode ser um empreendedor em praticamente qualquer área. No entanto, você terá que escolher um campo para trabalhar e em que tipo de negócio você quer começar a empreender.

Se você acha que está na hora de criar sua própria empresa, a primeira dica é pensar em algo que não será apenas bem sucedido, mas é algo pelo qual você é apaixonado. Empreendedorismo é um trabalho árduo, então você quer focar sua atenção em algo que lhe interessa e que vai gerar sucesso profissional.

Separamos algumas dicas para os seus primeiros passos. Vamos nessa?

1: Planeje sua empresa

Antes de começar o seu negócio, você precisa ter um plano de negócios.

Um plano de negócios estabelece os objetivos que você tem, bem como sua estratégia para atingir esses objetivos. Este plano é importante para atrair investidores, bem como medir o sucesso de sua empresa.

Anote suas ideias, inspirações e avalie seus insights com calma. Planejamento faz diferença nesse momento.

2: Avalie se você deve buscar certificação formal na área

Você não precisa ter nenhum tipo de educação formal para ser um empreendedor, mas isso não significa que você deva ignorar completamente a educação.

Se você quer começar uma empresa de tecnologia, a experiência em negócios, programação de computadores e marketing pode ser valiosa.

Além disso, algumas indústrias provavelmente exigirão algum tipo de educação, como treinamentos específicos em contabilidade ou um diploma em advocacia, por exemplo.

3: Encontre seu público alvo

Nem todo negócio agrada a todos e nem precisa! Você precisa entender bem o que você vai vender e como funciona esse relacionamento. Saiba definir bem quem é esse público.  

A idade, o gênero, a renda, a localização e a cultura do seu grupo-alvo desempenharão um papel importante na determinação de onde você abrirá – ou até mesmo se você vai precisar mesmo de um endereço físico para os negócios. 

Pesquise qual grupo se encaixa melhor em seu modelo de negócios e, em seguida, direcione tudo para atrair esse grupo demográfico.

4: Ative bem a sua rede de contatos

Embora a rede seja importante em todos os campos e carreiras, ela pode ser mais importante para os empreendedores.

Networking é como você conhece outras pessoas que podem ter habilidades que você pode usar em seu negócio.

Você também pode encontrar potenciais investidores através de redes para ajudar a obter o seu modelo de negócio desde as primeiras fases.

Sua rede também pode ajudar sua empresa quando você começar a empreender, ajudando a enviar novos clientes para você e fazendo um bom marketing personalizado.

5: Venda sua ideia

Os consumidores querem produtos, mas nem sempre sabem qual produto escolher.

Seu trabalho ao empreender é convencer as pessoas de que o que você está vendendo é a melhor opção disponível. Você terá que descobrir o que torna seu produto único e depois vendê-lo com base no valor agregado.

Saiba bem como fazer isso, conhecendo seu produto ou serviço com profundidade e falando dele com o interesse que é merecido. Afinal, você é um apaixonado pelo seu negócio e tem que fazer um bom marketing pessoal em sua vida como empreendedor.

6: Invista em marketing

Agora que você já sabe como vai funcionar o seu negócio, você precisa colocar sua ideia no mundo!

Você deve se concentrar em marketing antes, durante e depois de iniciar seu negócio. Você pode ter o melhor restaurante da cidade, mas ninguém visitará se eles não souberem que ele existe.

O marketing pode parecer complicado, mas se você conseguir concentrar seus esforços em seu público-alvo, empreender fica bem mais fácil. Por exemplo, as novas gerações podem estar mais propensas a ver um anúncio nas mídias sociais do que em um outdoor no centro da cidade.

[EXTRA] Dúvidas sobre como começar a empreender:

Como escolho meu campo de trabalho?

O principal critério é que tem que ser algo que agregue valor. Se você não agregar valor ao seu negócio, não há motivo para ninguém prestar atenção nele.

Quem pode ser um empreendedor?

Qualquer um pode ser um empreendedor, mas nem todo mundo terá o mesmo nível de sucesso. O empreendedorismo exige muita experiência, determinação e, às vezes, educação. Não há pré-requisitos para se tornar um empreendedor e há empreendedores de sucesso em todos os grupos demográficos e econômicos.

Preciso de experiência na área que quero iniciar um negócio?

Não, mas isso certamente ajuda. Se você está abrindo uma agência de marketing, então é bom que você tenha muita experiência em marketing. Os clientes não vão querer gastar dinheiro com você se não acharem que pode fornecer um produto de alta qualidade. Uma experiência e um histórico sólido são uma boa maneira de provar que você está apto para o trabalho.

Qual é a melhor maneira de se tornar um empreendedor?

Não há uma melhor maneira de se tornar um empreendedor. Todo empreendedor tem uma experiência diferente e até as melhores ideias de negócio têm possibilidades de falhar. No entanto, você pode diminuir suas chances de falha. Educação, experiência e planejamento adequado podem dar ao seu negócio uma maior chance de sucesso.

Como sei se meu negócio é bem sucedido?

Se você seguiu seu plano de negócios e está crescendo, sua empresa está indo bem. Lembre-se de que muitas empresas demoram para começar a ganhar dinheiro e não deixe a ansiedade tomar conta do seu pensamento.

E aí, gostou desse conteúdo? Já começou a desenhar a sua carreira como empreendedor?

Continue de olho no nosso blog e compartilhe essas dicas com a sua rede de contato!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *