Como iniciar uma carreira em marketing digital?

Cada vez mais e mais empresas recorrem à Internet para gerar vendas e a necessidade de especialistas em marketing digital nunca foi tão grande. É um mercado em rápida evolução e que tem muitos desafios, mas também muitas recompensas, incluindo um potencial de retorno bastante lucrativo.

Se você pensou em mudar de área e entrar no marketing digital, agora é a hora de fazer isso. E não é necessário ter curso superior marketing tradicional para começar a trabalhar. Muitas vezes, esse treinamento formal ajuda a compreensão de conceitos, mas ele não será obrigatório.

Aqui estão 10 coisas que você pode fazer agora mesmo para iniciar uma carreira de marketing digital:

1. Coloque em prática a sua presença online

Hoje em dia, quando se trata de conseguir um emprego em praticamente qualquer área, você não pode ficar sem uma presença online. Por razões óbvias, isso é especialmente necessário para o marketing digital. Se você vai trabalhar com isso, é bem possível que o empregador procurará pela presença online para aprender sobre os candidatos. Se não conseguir encontrá-lo, os profissionais de recrutamento podem considerar que você não está tão apto assim e passarão para a próxima pessoa que tenha uma boa imagem na rede.

Crie seu próprio blog de marketing digital, compartilhe bons conteúdos de mídia social e que estão vinculadas a projetos que você participou, monte o seu portfólios, etc.

Mostre a eles do que você é realmente capaz de praticar seu marketing pessoal.

2. Fique de olho nas tendências em marketing digital

O marketing digital é uma carreira que está sempre em movimento e está sempre mudando. Se você está escolhendo isso como uma carreira, você precisa acompanhar as últimas tendências.

As necessidades desta indústria variam ao longo do tempo, e se você ficar para trás, outra pessoa estará esperando para ocupar seu lugar.

Participe de webinars, faça aulas online e invista o seu melhor para ficar à frente do mercado em vez de simplesmente acompanhá-lo.

3. Entenda mais sobre processos

O marketing digital realmente permite que você use suas habilidades criativas de várias maneiras.  Mas existem métodos e sistemas que são padronizados para determinados aplicativos e você precisa conhecê-los para otimizar seu trabalho. Você você sempre pode adicionar seu talento pessoal aos projetos, tornando-os criativos e únicos, mas sem um bom conhecimento de gestão, você será atropelado pelo trabalho.

O marketing digital é baseado em testes, por isso, se você tem uma ideia que acha que vai funcionar, experimente. Quanto mais eficiente você for, maior a probabilidade de ser notado e conseguir o emprego dos sonhos.

4. Prepare um ótimo currículo para marketing digital

Antes de começar a se candidatar a vagas, certifique-se de criar um currículo que mostre o quanto suas habilidades são valiosas.

Existem muitos tipos diferentes de currículos e você não deve se limitar a apenas um, especialmente quando estiver trabalhando em uma indústria criativa, como o marketing digital.

Pesquise online e confira vários exemplos de currículos para profissionais de marketing digital e personalize o seu também com suas habilidades e conhecimentos, não apenas com um design chamativo.

5. Aproveite para fazer networking

É importante divulgar seu nome e a melhor maneira de fazer isso é por meio de redes.

Isso não só vai fazer as pessoas lembrarem de você, mas também lhe dará excelentes conexões que podem ajudá-lo em muitas áreas ao longo de sua carreira. Uma pessoa pode saber onde você pode obter algum treinamento específico, outro pode ter uma indicação para um ótimo trabalho.

Você também será capaz de aprender com a experiência deles e montar uma lista de especialistas e especialidades que você pode usar para montar uma ótima equipe.

6. Aprenda sobre Analytics e relatórios

Para entender se suas campanhas de marketing são um sucesso, você precisa entender como realizar as análises.

Os dados que mostram se a ação foi bem ou o mal , se uma campanha está indo na direção certa e ajuda você a descobrir como melhorar as coisas na próxima vez.

Existem diversos cursos online que você pode fazer para ajudar você a aprender e entender como o Google Analytics funciona e como usar essa e outras ferramentas de análise no seu trabalho.

7. Procure boas experiências

A única maneira de você fazer sua carreira decolar é ganhar experiência.

Você pode ter que fazer alguns trabalhos não remunerados, mas este é um investimento de tempo que vale a pena pelos benefícios a longo prazo. Usando as habilidades que você vai adquirindo, ajude os amigos ou organizações comunitárias com projetos, e assuma trabalhos paralelos que lhe darão muita experiência.

Assim você pode usar esses cases quando começar a se candidatar a empregos de marketing digital.

8. Aprenda mais sobre novas oportunidades de marketing 

Se você quer ser um bom profissional demonstre que você pode assumir e fazer o melhor de qualquer projeto e ter sucesso em seus empreendimentos. Pesquise o que as empresas estão aplicando nos projetos atuais e tente entender se essa área é de seu interesse específico.

E como estão seus conhecimentos sobre:

Você não apenas ganhará experiência, mas também estará mostrando que está disposto a trabalhar duro.

9. Conquiste boas certificações de marketing digital

Qualquer um pode entrar em marketing digital sem um diploma universitário, isso é comum na área. Mas os candidatos que estão conseguindo as melhores posições são aqueles que têm certificações em marketing digital . Essas aulas que você pode fazer para ajudá-lo a se preparar e tirar o seu certificado o mais rápido possível.

Isso vai fazer você se destacar em uma multidão de profissionais de marketing digital que podem ser experientes, mas definitivamente não certificados para os temas mais recorrentes na atualidade.

10. Comece um projeto piloto

Ninguém vai começar no topo em qualquer carreira, não importa quanto treinamento, habilidades e experiência eles possam ter. Você pode não conseguir o emprego que deseja imediatamente, mas chegará lá se trabalhar para isso. Que tal criar o seu próprio projeto de marketing digital?

Comece um blog, ecommerce, perfil nas redes sociais, newsletter, produto digital… Vá fazendo testes. Entenda o mercado, as maneiras de trabalhar e até mesmo se você realmente gosta da área.

Você provavelmente vai começar com algumas dificuldades até que você seja capaz de provar que você é capaz de assumir mais responsabilidades. Mas isso ajuda muito a mostrar que você está disposto a trabalhar duro para ter sucesso na carreira escolhida.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *