Você pode ser um líder ruim?

Você pode ter um chefe ruim. As pessoas podem ser ruins. Mas será que ele é um líder ruim? Muitas vezes, as pessoas podem fazer coisas ruins e influenciar outras pessoas a fazerem coisas também ruins. 

Um líder não é necessariamente alguém de reconhecida importância dentro de uma empresa. Eles não tem a exigência de um título, poder ou autoridade. 

Acontece que muitas pessoas, talvez a maioria das pessoas, ainda pensam assim. É dado ao termo liderança um mau uso excessivo. Algumas pessoas sentem-se desconfortáveis ao ouvir a palavra líder, porque associam a um chefe ruim para o qual já trabalharam.

Estamos definindo corretamente o que é um líder ruim?

Quantas pessoas realmente pensam que isso é o que um líder é. Se outros estão falando sobre as virtudes da liderança, enquanto alguns membros do público têm uma definição muito diferente, então…nós temos um problema. 

É essencial entender a liderança e os seus tipos possíveis.

Devemos atualizar as percepções antigas de liderança. Essas ideias comuns de liderança foram profundamente direcionadas aos pensamentos das pessoas para que qualquer pessoa com um título seja chamado de líder. 

Precisamos enfrentar um grande desafio (inclusive de marketing) ao tentar mudar essa percepção.

Estamos chamando muitas pessoas de líderes de pessoas, mas eles não são

Olhe ao seu redor e você notará que as organizações, a mídia, os acadêmicos, os funcionários e as pessoas na rua se importam com os líderes de posições importantes. E isso pesa para que digam se é uma pessoas boa ou um líder ruim.

São chefes de estado, CEOs, reitores de universidades, diretores de laboratórios, ministros, treinadores, gerentes, diretores ou pais que fazem coisas ruins como líderes? Não faz mais sentido dizer que aqueles que não influenciam as pessoas a fazer coisas boas não são líderes de maneira alguma?

Chamamos grupos de pessoas têm essas posições hierárquicas avançadas de “equipe de liderança”. Mais e mais empresas estão começando a chamar qualquer grupo mesmo de primeira gestão de “equipe de liderança”.

Todos os membros dessa “equipe de liderança” podem realmente liderar as pessoas influenciando-os a fazer coisas boas? Existem muitos chefes medíocres sendo chamados de líderes por aí, não é mesmo?

O termo já foi dito tantas vezes por muitos que a maioria das pessoas pensa em um líder como alguém em posição de importância. Daí eles acreditam que pode haver algo como um bom e mau líder. Isso está enviando as pessoas a mensagem errada e dificultando nossa capacidade de inspirar mais pessoas a se tornarem líderes.

Existem diferenças entre liderança e gestão

O termo liderança não é mais um sinônimo de gerenciamento. Temos dois termos excelentes que significam coisas diferentes. Essa diferença é fundamental se quisermos efetivamente desenvolver pessoas em gestores e líderes.

Claro que pode existir um mau administrador, um mau estrategista e um empreendedor ruim. Mas a liderança não é uma função que você faz bem ou mal. Ou você é um líder ou não é um líder. Realmente não existe um líder ruim porque isso significa que alguém não é realmente um líder.

Liderança não é sobre o seu título, posição hierárquica, poder ou autoridade.

Você não precisa de nada disso para ser um líder e ter isso não faz de você um líder. Liderança é sobre o seu papel, quem você é. 

Se queremos inspirar muito mais pessoas a se tornarem líderes, que sejam os tipo de líderes que produzem bons resultados e ajudam a construir um mundo melhor. Precisamos criar a percepção correta do que é um líder.

E agora é um bom momento para começar.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *