Marketing Multinível é confiável?

Quer empreender e está considerando uma oportunidade de marketing multinível (MMN)? Seja cuidadoso. Pode muito bem ser um negócio legítimo de marketing de rede ou pode ser um esquema de pirâmide – um golpe ilegal criado para roubar seu dinheiro.

Vamos explicar um pouco sobre essas diferenças entre os esquemas de MMN e de pirâmide para que você possa diferenciá-los e ter sucesso profissional na área que desejar:

Marketing multinível (MMN) é uma proposta de negócio atraente para muitas pessoas. Oferece a oportunidade de envolver-se em uma rede de distribuição de produtos aos consumidores e empreender. Ao contrário da pessoa que inicia um negócio do zero , o participante de MMN tem o apoio de uma empresa de venda direta que fornece os produtos e, às vezes, oferece treinamento também.

Como funciona o MMN

Como consultor multinível ou distribuidor (cada empresa pode chamá-los por nomes diferentes) você faz seu dinheiro vendendo os produtos para outros participantes de marketing multinível. Se eles já não são um membro da sua empresa de MMN, você os inscreve.

Além de ganhar dinheiro com suas próprias vendas, você também ganha uma porcentagem da receita gerada pelos distribuidores que você trouxe para o programa (eles são conhecidos como downline). Muitas vezes, há bônus para vender quantidades específicas de produtos ou inscrever um certo número de novos membros. Você pode ganhar carros e viagens, bem como dinheiro. Isso parece bom como uma promoção no seu trabalho, não é mesmo? E fazer parte de um negócio de MMN bem administrado pode ser muito parecido com ser um membro de uma grande família.

Esquemas de pirâmide

Infelizmente, nem toda oportunidade de marketing multinível é uma oportunidade de negócio legítima. Muitos  são esquemas de pirâmide, fraudes disfarçadas de negócios, projetadas para separar os desavisados de seu dinheiro.

Como o marketing multinível, os esquemas de pirâmide dependem do recrutamento de pessoas para se tornarem distribuidores de um produto ou serviço. Como no MMN, o esquema de pirâmide oferece a oportunidade de ganhar dinheiro inscrevendo mais recrutas e alcançando certos níveis de realização.

 A grande diferença entre o marketing multinível e os esquemas de pirâmide é que o MMN é legal em mais de 100 países (inclusive no Brasil) e os esquemas de pirâmide não são. No Brasil, mais de 50 empresas fazem parte da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas – ABEVED.

Mas pode ser muito difícil para a pessoa que procura uma oportunidade de negócio para dizer a diferença entre uma oportunidade legítima de MMN e um esquema de pirâmide num piscar de olhos.

Como você sabe se é uma oportunidade comercial legítima ou uma fraude?

Ao contrário do Marketing Multinível, os esquemas de pirâmide têm apenas um propósito

A grande diferença entre o MMN e um esquema de pirâmide está na maneira como o negócio opera. Todo o propósito de um esquema de pirâmide é obter seu dinheiro e usá-lo para recrutar outros participantes.

Todo o propósito do Marketing Multinível é mover o produto. A teoria por trás do MMN é que quanto maior a rede de distribuidores, mais produtos o negócio será capaz de vender.

Use as perguntas a seguir como um teste se tiver a menor dúvida de que a oportunidade que você está considerando é Marketing Multinível ou um esquema de Pirâmide:

Reconhecendo um Esquema de Pirâmide

  • Você é obrigado a “investir” uma grande quantia de dinheiro na frente para se tornar um distribuidor? Essa solicitação de investimento pode estar disfarçada como uma cobrança de estoque. Empresas de MMN legítimo não exigem grandes custos iniciais .
  • Se você tiver que pagar pelo estoque, a empresa comprará de volta o que não for vendido? As empresas de MMN legítimas oferecerão e manterão as recompras de estoque em pelo menos 60% do que você pagou.
  • Existe alguma menção ou atenção a um mercado para o produto ou serviço? O marketing multinível depende do estabelecimento de um mercado para os produtos da empresa. Se a empresa não parece ter qualquer interesse na demanda dos consumidores por seus produtos, não faça parte dele.
  • Há mais ênfase no recrutamento do que na venda do produto ou serviço? Lembre-se, a diferença entre o marketing multinível e um esquema de pirâmide está no foco. O esquema de pirâmide se concentra em lucros rápidos ao contratar pessoas e obter seu dinheiro de volta ou multiplicá-lo. Se o recrutamento parece ser o foco do plano, corra!

Estas próximas duas perguntas ajudarão você a determinar qual é o foco da empresa:

  • O plano é planejado para que você ganhe mais dinheiro recrutando novos membros em vez de fazer vendas por conta própria? Esta é a maior indicação de um clássico esquema de pirâmide.
  • São oferecidas grandes comissões para recrutar novos membros? Outra marca registrada do esquema de pirâmide. É o número de pessoas que estão dispostas a se inscrever que importa, não os produtos ou serviços oferecidos.

Pirâmide ou Marketing Multinível (MMN): como se proteger

Como sempre, quando você está investigando uma oportunidade de negócio em potencial, você vai querer reunir todas as informações que você puder sobre os produtos e operações da empresa de MLM.

  • Obtenha (e leia) cópias dos guias de vendas, plano de negócios e / ou plano de marketing da empresa .
  • Converse com outras pessoas que tenham experiência com a empresa de marketing multinível e os produtos para determinar se os produtos estão realmente sendo vendidos e se são de qualidade.
  • Verifique no Reclame Aqui para ver se houve alguma reclamação sobre a empresa e como ela foi resolvida.
  • Ouça atentamente quando estiver na reunião de recrutamento de MMN. Reivindicações infladas para as quantidades surpreendentes de dinheiro que você vai fazer em pouco tempo devem ser um aviso para que você fique atento.

Fazer parte de uma empresa de marketing multinível bem-sucedida pode ser lucrativa e divertida. Mas, infelizmente, algumas supostas oportunidades de MMN são na verdade apenas maneiras planejadas para destruir suas economias e seu sonho de ser um empreendedor de sucesso.

Gostou do nosso post? Compartilhe nas redes sociais e mostre para seus amigos que estão pesquisando sobre o assunto!

[BÔNUS] Dicas de livros sobre Marketing Multinível


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *