Motivação para trabalhar: dicas para novos hábitos

A sensação de fazer a mesma coisa todos os dias pode ser desmotivador. Mas como encontrar motivação no trabalho?

Não importa se você é um estagiário ou CEO de uma organização multinacional, há momentos em que você não está motivado o suficiente para trabalhar em algo que já foi uma aventura emocionante. Não é errado dizer que a motivação é importante.

E se você esta lendo este post, talvez não esteja está motivado o suficiente para trabalhar mais. As razões podem ser muitas, mas as soluções são muitas. 

Aqui estão sete dicas para se motivar a trabalhar duro quando você não se sente bem. Vamos lá?

Tenha interesse pelo seu trabalho

A principal razão pela qual você não sente vontade de dar 100% no trabalho pode ser que você não está fazendo algo que seja satisfatório o suficiente. 

Em um estudo sobre motivação de funcionários, foi verificado que os funcionários são motivados quando fazem o trabalho que está alinhado com seus interesses e desejos. Se esse for o seu caso, peça ao seu gestor  para participar de um novo projeto empolgante. Ou, talvez, considere mudar de emprego ou começar a sua própria empresa.

Encontrar um trabalho interessante e se comprometer com isso é uma maneira certa de encontrar motivação no trabalho.

Planejar metas para melhorar sua motivação

É sempre difícil começar um grande projeto, não é? 

Muitas vezes, grandes tarefas e objetivos parecem que nunca estão em um bom momento para começar. Como resultado, perdemos nossa empolgação com o novo projeto. Mas se você dividir um grande objetivo assustador em um número menor de objetivos , seria menos assustador e mais viável. 

Como você faria progressos e marcaria esses objetivos como feitos na sua lista, você teria uma sensação de realização. E, quando o progresso encontra a conquista, é sempre uma bela combinação e um sentimento de satisfação bem grande.

Aprenda coisas novas

É um sentimento tão bom acordar e saber que você teria algo novo e excitante para fazer no trabalho. Muitos funcionários costumam reclamar que não têm muito o que fazer no trabalho, o que leva ao aborrecimento e tira a inspiração do ambiente de trabalho.

Para ter uma nova motivação, você pode identificar uma habilidade que lhe interessa e é relevante para o seu perfil de trabalho atual e estudar sobre ele. Algumas empresas até podem financiar os seus estudos. 

Não é uma ótima maneira de adicionar uma nova habilidade ao seu currículo e incentivar um ambiente de aprendizado? De qualquer forma, é uma situação ganha-ganha para você e para a organização (e para seu possível futuro como empreendedor, quem sabe?)

Procure feedback para sua motivação no trabalho

Pessoas diferentes são motivadas por coisas diferentes. Embora existam alguns que são auto motivados e inspirados, alguns precisam de assistência externa. 

O feedback construtivo pode ser um motivador eficaz, desde que seja  feito do jeito certo. Saber se o que você está fazendo realmente agregando valor às entregas da empresa é motivador.

Reserve um momento para conversar com seu líder de equipe ou gestor. Pergunte se você está faltando em alguma área ou se há alguma habilidade específica que você pode desenvolver para ser um profissional de trabalho mais valioso.

Comemore as pequenas vitórias

Recompensas e comemorações podem ter um impacto positivo no aumento do engajamento dos funcionários e na motivação no trabalho. 

Não ser reconhecido por uma contribuição pode ser um motivo para sua desmotivação também. Não se deixe abater se você perdeu um projeto ou teve um contratempo profissional. Concentre-se em suas vitórias e realizações. 

Comemore. Não quero dizer que é para dar uma festa toda vez que você termina uma tarefa, mas faça pequenas coisas, como pedir pizzas ou comer uma bela sobremesa depois de uma conclusão bem-sucedida de um projeto.

Isso definitivamente aumenta sua moral e o motiva a trabalhar com mais dedicação.

Tenha colegas motivados

Se você está constantemente cercado por um monte de pessoas que estão reclamando sobre o trabalho, não há nenhuma chance de ser feliz no trabalho .

Pessoas e coisas ao nosso redor tendem a ter um grande impacto na decisão do nosso humor. Cerque-se de pessoas que tenham metas e ambições, pois o midset semelhante o motivará a se tornar melhor e a se concentrar em seu trabalho .

Nem todos os dias serão  agradáveis e em alguns dias, você estará com pouca energia. 

Mas você pode ter mais motivação no trabalho. Você já tentou algum outro método para se manter motivado no trabalho? 

Veja também as melhores frases para motivação no trabalho e inspire-se!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *