Planejamento de carreira: Dicas para começar o seu

Muito se tem ouvido sobre planejamento de carreira. Mas você já começou a pensar em como fazer o seu?

Antes de começar, avalie que essa será uma nova etapa mais organizada da sua vida, portanto, você precisa parar para fazer isso.

Se tem dúvidas sobre como começar a fazer um bom planejamento de carreira para alcançar o sucesso profissional, aqui vão 6 dicas:

Defina quais são seus valores sobre sua carreira

Anote as respostas para a seguinte pergunta: ‘o que é realmente importante para você sobre sua carreira?’ 

Liste as primeiras coisas que vêm à sua mente. Concentre-se no que você sente, não apenas no que sua cabeça diz. 

Selecione o top 5 e coloque-o em ordem de importância. Pergunte a si mesmo porque estes pontos são tão importantes para você. O que você acredita em sua carreira? 

Esses valores funcionam como uma bússola para ajudá-lo a tomar decisões sobre escolhas de carreira, para garantir que estejam alinhados com seus valores.

Visualize seus objetivos de carreira para a próxima fase

Escreva um documento ou vários pequenos parágrafos descrevendo o que você deseja alcançar com sua carreira. 

É uma nova habilidade, conhecimento, atitude, mais dinheiro, promoção ou outra coisa? 

Escreva suas ideias especificamente sobre o futuro e o que você estaria vendo, ouvindo e sentindo quando soubesse que teve  o tão sonhado sucesso.

Procure por coaching ou um mentor

Encontre alguém que você admire e confie para discutir como você poderia realizar seus objetivos de carreira para a sua próxima fase profissional. Já pensou em coaching ou mentoria?

Ter um parceiro forte facilita o alcance de seus objetivos. E investir em sua carreira é algo que não pode ser secundário!

Trabalhe sua visibilidade no trabalho

Pesquisas mostram que a entrega impacta apenas 10% na promoção, mais de 70% é sobre sua visibilidade e reputação. É dado como certo que você já entrega. 

Você pode criar visibilidade, garantindo em primeiro lugar um  bom projeto de marketing pessoal, construindo sua própria marca. O que você representa? O que te faz diferente? Faça uma avaliação de forças pessoais.

E depois procurar as maneiras certas de ser visto no trabalho.  Quem irá fornecer a oportunidade de ser notado? Como seu gestor pode  apoiar você?

Tenha pessoas que confiem em você e no seu planejamento de carreira

E use essa rede de contatos para que as pessoas mostrem que estão dispostas a arriscar com você. Converse com seu gestor sobre o que e onde você precisa do suporte dele.

Se você não gosta de quem você trabalha, ou sente que eles estão te segurando, faça algo sobre isso. Procure inspiração dentro e fora do seu trabalho. 

Acredite em si mesmo e seja corajoso

Se você não gosta do que faz ou está vendo que isso está drenando sua energia, é hora de mudar de emprego e encontrar um que você goste e que lhe dê energia. 

Ninguém mais está poderá mudá-lo ou torná-lo melhor. Só você pode fazer isso! 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *